quarta-feira, maio 21, 2014

Meu egoísmo me faz uma pessoa melhor...


Cresci levando broncas dos patrulheiros anti-egoísmo. Na infância: "Não seja egoísta, menina! Tem que aprender a dividir". Na adolescência: "Como você tem coragem de terminar um namoro logo após receber tantas flores, que egoísta!" Na fase adulta:  blah blah blah... a mesma coisa! Cheguei a pensar que eu realmente não devia ser uma boa menina, mas olhei em volta e entendi... meu egoísmo me salvou! Sou hoje uma pessoa melhor graças a ele. 

Sou egoísta o suficiente para ficar apavorada quando alguém tenta me dizer o que fazer, ou tenta forçar alguma situação! E isso sempre aconteceu! Isso sempre me enlouqueceu! E essa aversão a imposições me levou a buscar jamais repetir esse comportamento com os outros. Se eu preciso forçar qualquer coisa, sempre penso que é melhor sair daquela situação a ter que obrigar ou tentar impor algo a alguém. E por puro egoísmo: eu não faço contigo para que não faça comigo! 

De outro ponto de vista: te dou liberdade para que me a minha cresça. Talvez eu tenha transformado egoísmo em liberdade, embora continue mais egoísta que livre. Ainda assim, penso que  é melhor que fingir que não sou egoísta ou sufocar meu egoísmo, transformando água em vinho barato (como querem as religiões)! 

 Como disse Clarice: "Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro." 


terça-feira, maio 06, 2014

Quero ser just@

'Disse que vinha e veio, lá do norte...'


Ouvi uma vez, duas, três... seguidas vezes a música de Caetano Veloso e repetidas vezes me detive nesse verso inicial: 'Disse que vinha e veio! 

Pensei sobre esse encantamento da promessa cumprida. Uma coisa tão simples que não deveria causar nem encantamento, nem estranhamento, mas causa e a música exalta essa beleza de receber algo ou alguém esperado. 

Pensei o quanto nos acostumamos a viver em meio a promessas frouxas. Digo que vou, até quero ir, mas se qualquer outra coisa me detém, ainda que uma preguiça ou outra promessa, não vou ou não faço o que disse que faria.  Há, ainda, quem prometa mesmo sabendo que não vai cumprir, apenas para sair de alguma situação.  E esse é até um comportamento compreensível. São contratos sociais, particularmente um tipo de contrato social que muito me incomoda, mas que permanece e permanecerá. Está muito estabelecido e é, muitas vezes, oportuno. Não há esperanças! Acredito que a promessa cumprida seguirá despertando encantamentos, então... me deleito com a música e com a delícia que é encantar-se, ainda que não possamos 'manter a lua cheia acesa'. 

Segue a música, é melhor e mais bela que meus pensamentos: