terça-feira, maio 06, 2014

Quero ser just@

'Disse que vinha e veio, lá do norte...'


Ouvi uma vez, duas, três... seguidas vezes a música de Caetano Veloso e repetidas vezes me detive nesse verso inicial: 'Disse que vinha e veio! 

Pensei sobre esse encantamento da promessa cumprida. Uma coisa tão simples que não deveria causar nem encantamento, nem estranhamento, mas causa e a música exalta essa beleza de receber algo ou alguém esperado. 

Pensei o quanto nos acostumamos a viver em meio a promessas frouxas. Digo que vou, até quero ir, mas se qualquer outra coisa me detém, ainda que uma preguiça ou outra promessa, não vou ou não faço o que disse que faria.  Há, ainda, quem prometa mesmo sabendo que não vai cumprir, apenas para sair de alguma situação.  E esse é até um comportamento compreensível. São contratos sociais, particularmente um tipo de contrato social que muito me incomoda, mas que permanece e permanecerá. Está muito estabelecido e é, muitas vezes, oportuno. Não há esperanças! Acredito que a promessa cumprida seguirá despertando encantamentos, então... me deleito com a música e com a delícia que é encantar-se, ainda que não possamos 'manter a lua cheia acesa'. 

Segue a música, é melhor e mais bela que meus pensamentos: 





Nenhum comentário: